terça-feira, 12 de abril de 2016

Década de Ação pela Nutrição



No dia 1º de abril, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução que define o período de 2016 a 2025 como a Década de Ação pela Nutrição.

Esta resolução reconhece a necessidade de erradicar a fome e evitar todas as formas de má nutrição, em todo o mundo. Além disso, ressalta a importância da nutrição na agenda dos países, estando também em consonância direta e indiretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

De acordo com a ONU, cerca de 800 milhões de pessoas permanecem cronicamente subnutridas e mais de 2 bilhões de pessoas sofrem de deficiências de micronutrientes. Ao mesmo tempo, cerca de 159 milhões de crianças, menores de 5 anos de idade, apresentam elevados graus de subnutrição que impactam no crescimento natural que seria esperado para a sua idade; enquanto 50 milhões de crianças na mesma faixa etária registram baixo peso para a sua altura.
Na margem oposta, 1,9 bilhão de pessoas está acima do peso - 600 milhões são obesas, e a prevalência de pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade está aumentando em quase todos os países.
A resolução reconhece a necessidade de erradicar a fome e evitar todas as formas de desnutrição, em todo o mundo. A Década de Ação pela Nutrição será uma oportunidade para que diferentes atores possam trabalhar em conjunto para responder a estes e desafios.
Fonte: Redenutri e FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário