segunda-feira, 4 de abril de 2016

Alergia ao Amendoim


Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.

A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos.

A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

O amendoim é um alimento rico em proteína — a cada 100 gramas de amendoim, 27 gramas são de proteína. Por esse motivo, causa muitas alergias. Estudos apontam que a cupina e a conglutinina são as principais proteínas do amendoim responsáveis pelas reações alérgicas. A alergia ao amendoim é a mais incidente nos Estados Unidos, principalmente em crianças, pois este alimento está muito presente na dieta dos americanos. No entanto, nos últimos três anos, sua prevalência tem aumentado também no Brasil. Perini atribui este fato à mudança nos hábitos alimentares da população, que tem ingerido maiores quantidades dessa oleaginosa. 

Leia os rótulos com cuidado. É importante familiarizar-se bem com a leitura deles. Os fabricantes devem incluir amendoins nas embalagens caso haja qualquer tipo de exposição, o que inclui frases como: "Pode conter traços de amendoim".
Contaminação cruzada: A contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas do alérgeno de um alimento para outro, diretamente ou indiretamente, ao longo do processo de produção. Ela pode ocorrer na área de manipulação de alimentos, mas também durante o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização e no transporte desse produto.
Alimentos que podem indicar a presença de amendoim: amendoim, castanhas artificiais ou naturais, torrone, manteiga de amendoim, proteina hidrolizada de amendoim, gordura vegetal, farinha de amendoim, chilli, poleo de amendoim, marzipan, biscoitos e bolachas, sorvete, vitamina D, doces, balas, chocolates, bolos e tortas.
Fonte: Cartilha da alergia alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário