quinta-feira, 10 de março de 2016

O que é a gordura corporal?


Segundo o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso ideal. No entanto, ainda há muitas concepções incorretas sobre a gordura!!!

As calorias presentes na comida que você ingere são um combustível. Depois que as calorias entram na sua corrente sanguínea, este combustível é queimado em vários processos metabólicos. Isso inclui sua atividade muscular, digestão, respiração, funções cerebrais, crescimento dos cabelos etc. O básico da sobrevivência, para resumir.
A gordura e os músculos são basicamente inimigos, suas células adiposas tentam erodir suas células musculares. O pior é que, enquanto a maioria da gordura fica debaixo da sua pele, a mais perigosa se acumula ao redor dos seus órgãos internos – é por isso que a gordura abdominal é mais problemática do que nas outras áreas do corpo.
Esta gordura, chamada de gordura visceral, é metabolicamente ativa, e expele produtos bioquímicos que aumentam o risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta. 
A gordura visceral inibe a produção de um hormônio muito importante, chamado adiponectina, que regula o metabolismo do seu corpo. Em outras palavras, quando mais gordura visceral você acumula, mais lentamente seu metabolismo irá funcionar – ou seja, mais fácil você armazenará gordura. É um ciclo difícil de quebrar.
Há três categorias de processos responsáveis pela queima metabólica. Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia , é a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que você come, o chamado metabolismo digestivo. 
Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação.
O tecido muscular, em repouso, queima de duas a três vezes mais calorias que o tecido adiposo. Exercícios aeróbicos são importantes para sua saúde e condicionamento físico. Mas se sua meta é queimar gordura, concentre-se um pouco mais em musculação e em exercícios calistênicos – que usam o próprio peso do corpo como resistência. Isto provavelmente trará resultados melhores e mais rápidos. 
ALIMENTAÇÃO:  Lembre-se, entre 10% e 15% da sua queima metabólica vem da simples digestão da comida.  Uma dieta equilibrada é extremamente importante para se manter saudável, e mais uma vez: se você quer perder gordura, deve consumir menos calorias do que gasta. 
Procure um nutricionista para ajudá-lo a equilibrar a sua ingestão diária de alimentos!!!

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