A esteatose hepática, conhecida popularmente como fígado gorduroso, é uma alteração caracterizada por um acúmulo excessivo de lipídeos, mais comumente os triglicerídeos, nos hepatócitos, células funcionais do fígado, ocasionando uma mudança na morfofisiologia destas células, e consequentemente gerando mudanças no metabolismo.
A ocorrência deste quadro, vem crescendo atualmente, e é considerada a enfermidade de caráter crônico mais comum que acomete o fígado.
Há várias doenças e/ou hábitos que podem causar a esteatose, sendo os principais: o consumo excessivo de álcool, diabetes mellitus descompensado, a desnutrição, a obesidade e a patologia atualmente mais correlacionada, dentre outras causas, é a síndrome metabólica.
A esteatose classifica-se em duas categorias de acordo com o depósito de gordura nos hepatócitos: macrovesicular ou microvesicular.
A macrovesicular é a mais comum e está relacionada ao alcoolismo, diabetes mellitus, hiperalimentação, obesidade e nutrição parenteral prolongada.
A esteatose microvesicular ocorre na esteatose aguda da gravidez, intoxicação por tetraciclina e em algumas formas de hepatite fulminante em crianças (KRAUSE, 2005).
Alimentos permitidos na esteatose hepática
Os alimentos permitidos para quem tem esteatose hepática podem ser:
- Frutas, verduras e legumes - são alimentos ricos em fibras ajudam no controle do açúcar no sangue e podem diminuir a absorção de gorduras.
- Leites desnatados e queijos magros, como a ricota e cottage - pois têm menos gorduras.
- Pães, massas e cereais integrais - os alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras.
- Carnes magras e brancas, como peru ou galinha, por exemplo e peixes - porque são alimentos com menos gorduras.
Além disso, deve optar-se por alimentos grelhados, assados ou cozidos para não adicionar gordura aos alimentos.
Alimentos proibidos na esteatose hepática
Os principais alimentos a eliminar da dieta são as bebidas alcoólicas e alimentos que contêm gordura, como embutidos, manteiga, óleos, bolos com cobertura, sonhos, goiabada, doce de leite, frituras, pizzas, sanduíches, hambúrgueres e alimentos industrializados, por exemplo.
Consulte um nutricionista!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário