segunda-feira, 28 de março de 2016

Esteatose Hepática


esteatose hepática, conhecida popularmente como fígado gorduroso, é uma alteração caracterizada por um acúmulo excessivo de lipídeos, mais comumente os triglicerídeos, nos hepatócitos, células funcionais do fígado, ocasionando uma mudança na morfofisiologia destas células, e consequentemente gerando mudanças no metabolismo.

A ocorrência deste quadro, vem crescendo atualmente, e é considerada a enfermidade de caráter crônico mais comum que acomete o fígado. 

Há várias doenças e/ou hábitos que podem causar a esteatose, sendo os principais: o consumo excessivo de álcool, diabetes mellitus descompensado, a desnutrição, a obesidade e a patologia atualmente mais correlacionada, dentre outras causas, é a síndrome metabólica.


A esteatose classifica-se em duas categorias de acordo com o depósito de gordura nos hepatócitos: macrovesicular ou microvesicular. 
A macrovesicular é a mais comum e está relacionada ao alcoolismo, diabetes mellitus, hiperalimentação, obesidade e nutrição parenteral prolongada.
 A esteatose microvesicular ocorre na esteatose aguda da gravidez, intoxicação por tetraciclina e em algumas formas de hepatite fulminante em crianças (KRAUSE, 2005).     

Alimentos permitidos na esteatose hepática

Os alimentos permitidos para quem tem esteatose hepática podem ser:
  • Frutas, verduras e legumes - são alimentos ricos em fibras ajudam no controle do açúcar no sangue e podem diminuir a absorção de gorduras.
  • Leites desnatados e queijos magros, como a ricota e cottage - pois têm menos gorduras.
  • Pães, massas e cereais integrais - os alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras.
  • Carnes magras e brancas, como peru ou galinha, por exemplo e peixes - porque são alimentos com menos gorduras.
Além disso, deve optar-se por alimentos grelhados, assados ou cozidos para não adicionar gordura aos alimentos.

Alimentos proibidos na esteatose hepática

Os principais alimentos a eliminar da dieta são as bebidas alcoólicas e alimentos que contêm gordura, como embutidos, manteiga, óleos, bolos com cobertura, sonhos, goiabada, doce de leite, frituras, pizzas, sanduíches, hambúrgueres e alimentos industrializados, por exemplo.
Consulte um nutricionista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário