sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Uma opção saudável para o lanche!


Sabemos que os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Esta barra de cereal é diferente na sua composição quando comparado com outras marcas existentes no mercado.

Ingredientes conforme a embalagem do produto: aveia laminada, açúcar, amêndoas, passa de uva, mel, nata, nozes, gergelim, pepitas de girassol, sementes de linhaça, flocos de arroz, castanha de caju, ovos, farinha de trigo especial enriquecida com ferro e ácido fólico e amido de milho.


1 barra de 40g tem 173kcal. O importante não é apenas olhar a quantidade calórica final do produto, mas os ingredientes, teor de fibras, sódio, açúcares, gorduras...

Dicas para saber escolher saudavelmente com base nos rótulos

  1. O consumo de alimentos com elevados níveis de gorduras, sódio e açúcares (sacarose, maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido...) deve ser moderado.
  2. Evite alimentos com grandes quantidades de lípidos, optando sempre pelos produtos com baixo teor em gorduras, sobretudo as saturadas e o colesterol.
  3. Tenha atenção aos glícidos, ou seja, a escolha deve recair sempre sobre os alimentos ricos em amido e pobres em açúcares.
  4. Um valor referência para os valores energéticos de determinado produto é não mais de 300-400kcal por cada 100g, o que já representa um índice bastante elevado.
  5. Aquando da escolha de alimentos com alto teor de hidratos de carbono, certifique-se que exista entre 6 a 10 gramas de fibra e proteína por cada 100 gramas de produto.
  6. Aquando da escolha de alimentos com alto teor de hidratos de carbono, certifique-se que a incidência de gorduras é inferior a 10 gramas por cada 100 gramas de produto.
  7. Opte sempre por alimentos com gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, em detrimento das gorduras saturadas (nomeadamente a hidrogenada ou trans).
  8. Confira produtos parecidos e escolha a versão que apresente menos teor de açúcar e sal.
  9. Quanto mais reduzida for a lista de ingredientes de um produto, mais saudável é o alimento, uma vez que não terá aditivos, conservantes ou outros ingredientes normalmente utilizados em produtos processados.
  10. Verifique a data de validade!

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