sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação 2015


Comemora-se hoje, 16 de outubro, e é dedicado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente 16 de outubro, data em que se assinala a fundação da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), organismo responsável a nível mundial pelas questões da alimentação.

Esta comemoração tem como principais objetivos:

Aumentar a consciência do público;
Disseminar informação;
Alertar para a segurança alimentar;
Mobilizar a opinião pública e angariar fundos para a luta mundial contra a fome.

O Dia Mundial da Alimentação de 2015 é dedicado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural” e procura sensibilizar para a importância de desenvolver políticas e programas que visem erradicar a insegurança alimentar e a pobreza no mundo, especialmente em zonas rurais.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), através do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), assinalam este dia com a edição de 9000 cartazes apelativos e alusivos à relação entre a saúde oral e a alimentação. 

Os cartazes serão distribuídos pelas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, escolas, unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, consultórios dentários, entre outros locais. 

A DGS assinala também hoje o primeiro aniversário do blogue Nutrimento, um espaço online dedicado à troca de informação e ao debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação. 

Pelo nutrimento.pt passa também a divulgação das boas práticas e da investigação mais recente feita nesta área. Ao longo dos últimos 12 meses, o blogue registou mais de 96 mil utilizadores e perto das 400 mil visualizações.

Fonte: Portal da Sáude. Disponível em: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/diamundial+alimentacao2015.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário