quinta-feira, 17 de setembro de 2015

10 dicas de como reduzir o desperdício de alimentos



A campanha da ONU “pensar, comer, conservar”, sugere algumas dicas para reduzir esse desperdício no nosso dia a dia. Vamos colocá-las em prática?
1. Faça compras de maneira inteligente
Planeje suas refeições, faça listas de compras, evite fazer compras por impulso. Não se deixe levar por estratégias de mercado que querem te convencer a comprar mais do que você precisa.
2. Compre “frutas feias”
Em muitos casos, frutas são jogados no lixo porque apresentam tamanho, formato e cor “inadequados”. Comprando essas frutas que, na verdade, estão em perfeitas condições para o consumo, você está utilizando comida que seria descartada. O mesmo vale para legumes e verduras.
3. Entenda as datas de vencimento
Consuma o produto até a data indicada na embalagem ou verifique se você pode congelá-lo.
4. Zere a geladeira antes de uma nova compra
Coma alimentos que já estão na sua geladeira antes de comprar mais ou preparar algo novo. Essa atitude vai economizar o seu tempo e dinheiro.
5. Use o congelador
Alimentos congelados se mantém seguros indefinidamente. Congele produtos frescos e sobras de refeições se você sabe que não vai consumir nos próximos dias, para usá-las em outra ocasião.
6. Peça porções menores
Frequentemente, restaurantes oferecem meias-porções por preços menores. Se você mora sozinho e não tem embalagem pequena do produto que costuma usar, divida com vizinhos.
7. Faça compostagem
Você pode reduzir o impacto sobre o clima fazendo a compostagem de restos de comida. Compostagem também recicla nutrientes, que são aproveitados pela terra.
8. Tenha regras na sua cozinha
Atitudes como o primeiro produto que for aberto deverá ser consumido até o fim antes de abrir um novo ajudam a conter o desperdício. Tenha controle sobre a sua dispensa. Cozinhe e coma antes o que você comprou primeiro. Armazene os enlatados mais novos no fundo das prateleiras. Mantenha os mais velhos na frente para facilitar o acesso.
9. Reutilize as sobras das refeições
Crie receitas a partir das sobras. O arroz que sobrou do jantar de hoje pode ser aproveitado como bolinho no almoço de amanhã. Seja criativo! No restaurante, leve as sobras para casa para comer mais tarde. Congele as sobras se você não quiser comer imediatamente.
10. Faça doações
Alimentos não-perecíveis e alimentos perecíveis que ainda apresentam boas condições de consumo podem ser doados para entidades assistenciais, por exemplo.


Fonte: Consumidor.gov. Disponível em: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=29000

Nenhum comentário:

Postar um comentário