quinta-feira, 5 de março de 2015

Como preparar uma lancheira saudável para a volta às aulas


1) As crianças costumam optar por alimentos saudáveis?
As férias estão chegando ao fim, as crianças em breve retornarão à escola e as dúvidas dos pais em como montar uma lancheira saudável e saborosa estão de volta. Essa missão, de fato, não é das mais fáceis, já que crianças em idade escolar demonstram seus gostos alimentares e, na maioria das vezes, não optam por frutas, verduras e legumes. Trocar as deliciosas guloseimas como salgadinhos e refrigerantes por alimentos mais saudáveis, às vezes, é bem difícil. 
No entanto, montar a lancheira com uma consciência saudável é muito importante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012, mais de 46% das crianças brasileiras estariam clinicamente obesas ou com sobrepeso. “Está provado que crianças com hábitos alimentares mais saudáveis, tornam-se adultos com saúde e qualidade de vida melhor.

2) Como preparar um lanche saudável?
O lanche ideal é aquele que combina todos os grupos alimentares. “É importante que na lancheira tenha uma porção de carboidratos, como pães e biscoitos, de preferência integrais, pois eles darão energia para seu filho brincar e realizar as tarefas do dia-a-dia; frutas que fornecem as vitaminas e os minerais que regulam os sistemas corporais; e proteínas, como leite e substitutos, porque também são as melhores fontes de cálcio”. 
É preciso muita criatividade para montar uma lancheira que seja saudável para atender à preocupação dos pais e atrativa para o gosto das crianças. 

3) Quais são suas dicas que podem facilitar na hora da escolha?

Dê preferência a pães integrais ou outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, entre outros;
Evite bolos com recheios e coberturas assim como bolachas recheadas; 
As frutas, de preferência, devem ser colocadas inteiras, com casca, após higienização adequada. Eventualmente, podem ir descascadas e picadas em potinhos com boa vedação (evitando aquelas de fácil oxidação, como maçã e banana, que devem sempre ser levadas inteiras), mas sempre haverá uma perda de vitaminas; 
Frutas secas como damasco, uva passa e banana passa também são bem-vindas; 
Prefira o queijo branco, ele tem menos gordura; 
Outras fontes de proteínas e cálcio, que devem ser adicionadas ao lanche são: Leite, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse; 
Tomates cerejas e mini cenouras agradam as crianças e vão bem no lanche;
Sucos industrializados, apesar de serem mais práticos, têm muito açúcar e corantes. Prefira os naturais feitos o mais próximo da hora de ir para a escola, mas a água de coco é a melhor opção. 


Fonte: Autor Profa. Dra. Avany Bom. Nutricionista, com especialização e mestrado em Nutrição em Saúde Publica, é docente desde 1999 e coordenadora do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi. Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2573

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