quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Alimentação ajuda a desintoxicar o organismo após o Carnaval



No Carnaval, é comum que a maioria dos foliões tenha curtido o feriado consumindo bebida alcoólica de forma excessiva. Apesar de alguns procurarem se alimentar bem neste período, muitos não dormem o suficiente durante os quadro dias de festa. Para amenizar os sintomas da ressaca, muitos foliões aumentam o consumo de água e investem no uso de analgésicos e outros medicamentos.

Já que ninguém faz muita questão de poupar o corpo durante o Carnaval, pelo menos nos dias que se seguem, é importante cuidar da alimentação para desintoxicar o organismo. De acordo com a nutricionista Sara Moreira, no período pós-Carnaval é importante pensar em trazer o corpo para o equilíbrio."Para isso, a alimentação é fundamental e devemos pensar numa dieta leve, utilizando produtos reduzidos de gordura (lights), como iogurtes, leite desnatado e queijos brancos", explica a nutricionista. Além disso, ela recomenda o consumo de vegetais crus ou cozidos no vapor. Frutas e sucos devem ser inseridos nos lanches ou como sobremesas.

Segundo Sara, os carboidratos são bem-vindos, mas sua fonte deve ser integral utilizando arroz, pão ou macarrão integrais. Já as carnes brancas (peixes e aves) devem ser as eleitas nesse período e o consumo de água deve ser mantido. "De fato, o que deve ser feito é voltar à alimentação com o uso de alimentos leves. Esse consumo deve ser mantido não só no fim de semana que segue o Carnaval, mas deve ser adotado como rotina alimentar a fim de garantir saúde", argumenta.

Comida 

E o alerta não vale apenas para quem consome bebida alcoólica. Aquelas pessoas que não bebem, mas descuidam da alimentação na temporada de Carnaval, também precisam aprender a selecionar os alimentos. Mesmo que seja só por quatro dias, "comer o que tem" ou optar pelo que é "mais prático" pode ser nocivo. "Qualquer prática alimentar com excesso de gordura, carboidratos simples e ausência de frutas e vegetais pode trazer agravos à saúde", alerta.

Fonte: Disponível em: http://www.hgf.ce.gov.br/index.php/noticias/43415-alimentacao-ajuda-desintoxicar-o-organismo-apos-o-carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário