terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rotulagem de frutas, verduras e legumes


Uma resolução da Secretaria de Saúde do Paraná, assinada nesta segunda-feira (15), obriga todos os estabelecimentos comerciais a identificar para os consumidores a procedência de frutas, legumes e verduras. A medida começa a valer imediatamente, mas será cobrada dos comerciantes em 180 dias. O objetivo, segundo o governo, é melhorar a segurança alimentar.
Com a iniciativa, os comerciantes deverão rotular os produtos com informações como o nome do produtor, endereço, e-mail, telefone, identificação e o CNPJ dos atacadistas. Nesta primeira fase, a medida será cobrada dos estandes de tomate, banana, laranja, maçã, cebola, repolho, cenoura, couve-flor, uva e morango. Os rótulos deverão constar tanto nos produtos embalados, quanto nos vendidos a granel.
Em um ano, a medida será ampliada para outros produtos, como batata, melancia, mamão, abacaxi, pepino, chuchu, abobrinha, alface, pimentão e aipim-mandioca. Após 540 dias, todas as frutas, verduras e legumes também devem se adequar às novas regras.
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária. Além de supermercados e hipermercados, a medida também deverá ser cumprida por feiras livres e no comércio atacadista. As sanções podem ser aplicadas a partir dos prazos vigentes.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário