quarta-feira, 12 de novembro de 2014

XXVII Prêmio Jovem Cientista tem segurança alimentar e nutricional como tema



A XXVII edição do Prêmio Jovem Cientista terá como tema a segurança alimentar e nutricional. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As inscrições estão abertas até 19 de dezembro.

Serão distribuídos prêmios em quatro categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Os objetivos do prêmio são revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais, tendo por base as práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

São 16 linhas de pesquisas a serem escolhidas pelos candidatos, entre elas a produção sustentável de alimentos; a agricultura familiar para a segurança alimentar e nutricional regional e territorial; o desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental, os limites da segurança alimentar no campo e o acesso a alimentos saudáveis para todos.


Pesquisadores com assento no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) avaliam como positivo o fato de o prêmio ter escolhido esse tema, o que pode ampliar a percepção sobre segurança alimentar e nutricional tanto no ambiente acadêmico como na sociedade. Os conselheiros também fazem ressalvas.

Serviço: 
XXVII Prêmio Jovem Cientista
Tema: Segurança Alimentar e Nutricional
Realização: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Inscrições: até 19 de dezembro
Informações: www.jovemcientista.cnpq.brFonte: Ascom/Consea 

Nenhum comentário:

Postar um comentário