domingo, 23 de novembro de 2014

Risco das dietas Hiperproteícas para os Rins

Estas dietas rígidas e restritivas apresentam diversos riscos para a saúde, inclusive dos rins. Primeiro, porque predispõem à formação de cálculos renais (pedras nos rins) e segundo, porque são prejudiciais e podem danificar os rins de pessoas com doenças pré-existentes neles, como as causadas por diabetes, hipertensão ou nefrite (e muitas vezes a pessoa nem sabe ainda, porque são doenças silenciosas).
O consumo de proteínas causa doenças nos rins de pessoas saudáveis ? Não. O fato de que a redução da ingestão de proteína diminuí o declínio da função renal em pessoas que já tem uma doença nos rins, não significa que o aumento de proteínas causa danos aos rins.
Porém, o elevado consumo de carnes/proteínas animais aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial. Até porque, geralmente esta ingesta proteica elevada esta diretamente relacionada ao alto consumo de sal, colesterol e gordura saturada.
Nestas dietas há também o baixo consumo de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, que são provenientes de verduras, legumes e frutas, o que pode também ser uma explicação para o aparecimento de outras doenças. A falta de fibras em uma dieta pode levar ao incômodo quadro de constipação.
Geralmente a pessoa não aguenta seguir esta dieta por muito tempo, pois o excesso de proteínas e a falta de carboidratos causa diversos sintomas em nosso corpo, como dores de cabeça, halitose (hálito ruim), diarreia e fraqueza geral.
A adesão, ou seja, a determinação de fazer uma dieta com baixa quantidade de carboidratos diminui progressivamente com o passar do tempo, e quando a pessoa volta ao hábito alimentar normal, geralmente volta ao ganho de peso, resultando no efeito sanfona.
Invista em carnes saudáveis e frescas, como a do frango (peito), do porco (lombo ou file mignon), dos peixes e do gado (músculo, filé mignon).
 Não utilize embutidos (salsicha, presunto, salame) como fonte de proteínas, pois eles são ricos em sal e conservantes, mesmo os denominados light.
 Beba bastante líquido, para manter seu corpo hidratado e prevenir a formação de cálculos renais. O ideal é que a urina saia clara.
Sempre que falamos em dieta e emagrecimento, o segredo é a reeducação quanto aos hábitos e costumes alimentares. A orientação medica e nutricionista é muito importante nestes processos de emagrecimento para manter o corpo saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário