terça-feira, 11 de novembro de 2014

Celulite x Alimentação Saudável



O que é a inflamação?

A gordura acumulada nas células faz com que elas aumentem de tamanho e também impede seu funcionamento adequado - assim, essa teia de gordura fica presa no tecido subcutâneo, causando uma inflamação. Para reverter o quadro, além de garantir o recebimento de todos os nutrientes necessários, é preciso limpar o organismo de toxinas e substâncias inflamatórias para que as células retomem seu funcionamento ideal.

Nutrientes importantes?

Os principais alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em flavonoides (as frutas vermelhas e as cítricas, como a uva, a maçã, o aipo e a salsa), em licopeno (tomate, goiaba e melancia), no gingerol do gengibre, em gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extravirgem e do abacate), em ômegas-3 e 6 (salmão, sardinha, sementes de linhaça e chia) e em selênio (castanha-do-pará). 
Também devem entrar no cardápio cereais integrais (aveia, quinua e amaranto) e tubérculos (mandioquinha, inhame e aipim), que, por serem alimentos de baixo índice glicêmico, contêm açúcares, que entram de forma mais lenta na célula, reduzindo o risco de ocorrer acúmulo de gordura e, portanto, a celulite. "O ideal é consumir uma porção desses alimentos a cada três horas". 
 Outro item que não pode faltar é a água. Beber 2 litros por dia elimina toxinas e auxilia a circulação. Alimentos ricos nesse líquido (como melancia, melão, abacaxi, alface, alcachofra, pepino e beterraba) ajudam bastante, mas não substituem o consumo da água. 

Exercícios Físicos:

Não há exercício melhor para tonificar pernas e bumbum – com a musculatura firme por baixo da pele, as ondulações na superfície ficam menos evidentes. Se está iniciando, execute o exercício sem pesos. Caso contrário, vale usar uma barra com halteres na academia ou pesinhos em casa com orientação de um profissional.
 
Outra opção são os exercícios funcionais do pilates. Nesse método, o corpo todo fica contraído. Isso ajuda a fortalecer a musculatura e aumenta o ganho de massa magra, diminuindo a aparência da celulite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário