terça-feira, 16 de setembro de 2014

Conbran 2014: biofortificação, ética e conflito de interesses


O Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2014) começa nesta quarta-feira (17) e, no evento, realizado em Vitória/ES, a programação do CFN traz uma série de atividades direcionadas a estudantes e docentes dos cursos de Nutrição, profissionais e representantes do Sistema CFN/CRN. 


A primeira delas é o Encontro Nacional das Entidades de Nutricionistas (Enaen), marcado para esta quarta-feira (17), das 8 às 18 horas, na sala Paneleiras/Navegantes do Centro de Convenções da capital. Às 18h30, o presidente do CFN, Élido Bonomo, participa da sessão solene de abertura desta edição do Conbran como conferencista-magno da palestra Alimentação e Nutrição nos Excessos e na Fome Oculta: Onde Estamos e para Onde Vamos?

Na quinta-feira (18), é dia de Oficina da Formação Profissional, onde representantes do sistema, alunos e professores de graduação em Nutrição discutem questões de interesse acadêmico e dos conselhos federal e regionais. A oficina ocorre pela manhã, das 8 ao meio-dia, na Sala Mãe d’Água, e dá sequência aos trabalhos do CFN sobre o tema. 

Palestras - Ainda na quinta-feira (18), duas mesas-redondas movimentam discussões institucionais e de relevância para a categoria. Uma delas é sobre Biofortificação de Alimentos, com os palestrantes Leonardo Melgarejo e Hérica Stampine Duarte Martino. A moderação é de Sônia Lucena e o início está previsto para as 14 horas, na sala Mãe d’Água. A outra mesa-redonda aborda o Conflito de Interesses na Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição, com Inês Rugani Ribeiro de Castro e Fábio da Silva Gomes. A moderadora é Luciene Burlandy e o horário é das 16h30 às 18h30, também na sala Mãe d’Água. Ambas estão abertas aos participantes do Conbran. 

Na sexta-feira (19), das 11 às 13 horas, na sala Beija-Flor, o CFN coordena o Fórum sobre o Código de Ética, em que todos podem discutir as diretrizes para a elaboração de um novo documento. Além disso, as sugestões dos congressistas podem ser encaminhadas por meio de uma cédula com perguntas referentes às premissas e ao conteúdo do código. Uma ação interativa, realizada no estande do Sistema CFN/CRN no Conbran, que incentiva a colaboração da categoria ao depositar a sua opinião em urna instalada no local. 

Estande – Outras atividades ocorrem nesse espaço, entre elas a apresentação dos trabalhos premiados no Concurso Nacional de Experiências Exitosas em Lanchonetes e Restaurantes Comerciais, promovido pelo CFN, no ano passado, como uma das ações da campanha Alimentação Fora do Lar. As vencedoras mostram a metodologia e os resultados dos projetos desenvolvidos nas categorias Boas Práticas na Produção de Refeições e Educação Alimentar e Nutricional. A apresentação está marcada para sexta-feira (19), a partir das 14 horas. O espaço recebe ainda ações específicas propostas pelos CRNs e dispõe material informativo para conhecimento dos visitantes. 

Autor/Fonte: CFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário