quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Inverno pode Modificar Nossos Hábitos Alimentares


1) Os dias frios podem aumentar o apetite?

É comum ouvir que no inverno acabamos engordando. Ocorre que nos dias mais frios o organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo e, portanto, deveríamos emagrecer. Mas o que acontece é que esse gasto calórico faz a fome aumentar e, na intenção de ‘aquecer’ o organismo, as pessoas tendem a procurar por alimentos mais calóricos e a comer mais. Para que isso não ocorra é importante não descuidar da alimentação e das atividades físicas, que também acabam sendo deixadas de lado, principalmente as feitas ao ar livre. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno. Mesmo com os deliciosos pratos disponíveis no inverno, como fondue, vinhos e queijos diversos, é importante manter sempre uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde. As sopas são boas opções para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome, desde que não contenham ingredientes calóricos, como por exemplo, creme de leite, bacon, entre outros. 

2) Quais são as suas dicas para a alimentação no inverno? 

- Para fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados, aumente o consumo de alimentos fonte de vitamina C (acerola, goiaba, laranja, tangerina, manga e morango); 

- Apesar de não se observar a perda de líquidos pelo suor, a quantidade e volume de urina aumentam nessa época do ano, pois é a maneira do corpo eliminar líquidos. É importante manter o corpo hidratado. Uma boa opção são os chás de ervas, cuidado com as bebidas elaboradas com chocolate, pois essas são mais calóricas; 

- Há uma diminuição no consumo de saladas frias. Então, consuma verduras e legumes refogados em pouco óleo. Eles aquecem, são pouco calóricos e ricos em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo; 

- Utilize legumes e verduras também nas sopas, acrescente carnes magras ou peito de frango sem pele. Para engrossar pode acrescentar fibras solúveis como farelo de trigo ou de aveia; 

- Atenção com o consumo de queijos amarelos. Como opção, utilize queijos brancos, cottage, ricota; 

- Consuma pães ou torradas na versão integral, que têm maior poder de saciedade; 

- Para sobremesa, frutas cozidas satisfazem a vontade de doces e não comprometem a dieta.


Fonte: Autor Profa. Dra. Avany Bom
Nutricionista, com especialização e mestrado em Nutrição em Saúde Publica, é docente desde 1999 e coordenadora do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi. Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2488

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