terça-feira, 8 de julho de 2014

Saia do zero

1) Como pode ser realizada a tomada de decisão para o emagrecimento?
Emagrecimento, uma palavra que não sai da mente, receitas miraculosas são diariamente, divulgadas, esquecem que o primeiro passo é pensar no planejamento, compreender que para mudar é preciso realizar coisas diferentes.
Toda mudança deve ser inserida no contexto de vida da pessoa, mudanças radicais promovem efeitos radicais, e é de suma importância identificar quais são os custos dessas mudanças, na maioria das vezes as pessoas desistem, acredito por não respeitarem a transição do corpo sedentário para o corpo ativo. No final das contas o que todos querem é estar bem, isso é muito subjetivo, para uns significa entrar na roupa desejada, para outros estarem mais forte para o trabalho, ou dormir melhor, ter disposição física, a questão em si é a saúde.
Seja qual for a meta, a saúde deve ser monitorada e respeitada

2) A grande pergunta é: Sem saúde o quão longe você pode ir?
A saúde é um alicerce para tudo o que fazemos, ela permite o pensar, o andar, o sorrir, o brincar, o preparo e a vitória. Pensar em saúde sem a presença de movimento é impossível, somos seres formados sobre o movimento, a inércia é perigosa, viciante e assassina, o sedentário tem 200% de chance de desenvolver doenças coronárias, comparado ao fisicamente ativo.

3) Como o corpo deve ser colocado em movimento?
O Colégio Americano de Medicina Esportiva, preconiza que 30 minutos de atividade leve a moderada pelo menos 5 dias por semana, são o suficientes para mudanças fisiológicas muito importante.
A principal atividade recomendada para quem vai dar o ponta pé inicial e que tem um estilo de vida sedentário, é a caminhada. Existe uma boa razão para valorizarmos a caminhada, a transição do estado sedentário para o fisicamente ativo, tem por objetivo conseguir que as pessoas continuem ativas, propondo uma atividade fácil, que possa ser realizada em qualquer lugar, a qualquer momento, contribuindo para a aderência.
O calçado ideal é o confortável, seguro e que tenha amortecimento. A roupa deve ser ajustada com a temperatura, no inverno é importante se agasalhar, lembrando que também se deve usar filtro solar, estar atento com a hidratação e também avaliar o local da prática, evitando ruas mal conservadas, zonas de tráfico intenso, locais com solo muito irregular e mal iluminado.

4) Como deve ser realizada a caminhada?
Abaixo segue um programa de caminhada e as 5 regras para o seu desempenho
1º Iniciem num nível leve e com um ritmo confortável
2º Faça um diário, com as sensações e percepções da sua atividade.
3º Só passe para o estágio seguinte quando o estágio que estiver realizando for confortável
4º Fique atento com as dores e respeito os sintomas do seu corpo
5º Realize as caminhadas 5 dias por semana

Estágio    Tempo (minutos)    Percepção
1              10  
2              15
3              20
4              25
5              30

Mais importante do que entrar em uma disputa mental, entre fazer ou não o exercício, é ter a certeza de que o impacto sobre a produtividade será positiva.


Fonte: Autor Giulliano Esperança Bacharelado em Educação Física (Unesp –Rio Claro), Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIFESP, MBA em coaching Master Coach - Sociedade Latino Americana de Coaching. Especialista em Marketing pela Madia Marketing School, Membro do Conselho Técnico Científico do Portal ‘O que eu tenho’, Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainer, Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, 12 anos de experiência como Personal Trainer, Fundador do sistema “Wellness Manager” em treinamento personalizado e diretor do Instituto do Bem Estar Giulliano Esperança. Empresário, personal, coaching, palestrante, Tem como missão: "Motivar pessoas a transformar intenção em ação, e ação em resultados, por meio de treinamento personalizado e hábitos saudáveis." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário