quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente: Organizações do Pacto Global da ONU promovem ações de conscientização


Tomar uma atitude pelo planeta – este é o grande chamado das Nações Unidas para oDia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O convite foi aceito por diversas organizações integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global – responsável pela gestão e estratégia da iniciativa no país –, que realizam ações públicas de conscientização nas cidades onde atuam.

No último fim de semana (31/5 e 1/6), em São Paulo, a editora Abril — por meio da iniciativa Planeta Sustentável — promoveu o 7º Planeta no Parque. Os participantes caminharam pelas ruas da Vila Madalena seguindo o trajeto do córrego das Corujas. No Parque Villa-Lobos, crianças e adultos interagiram com um mapa gigante que revela os rios “escondidos” perto de suas casas. A Mostra Rios e Ruas ficará em cartaz até 31 de julho na Praça Victor Civita.

A Braskem inaugura, nesta quinta-feira (5), uma Estação Ambiental no parque Sauípe, na Bahia. A Estação terá diferentes módulos: um deles será dedicado ao ciclo de vida do plástico produzido a partir de etanol de cana-de-açúcar; outro contará com um viveiro escola sobre botânica. O ambientalista francês Jean-Michel Cousteau, filho do famoso documentarista e oceanógrafo Jacques Cousteau, participa do evento.

Durante toda a semana (3 a 6 de junho), a unidade da Braskem em Duque de Caxias (RJ) deve receber cerca de 400 crianças e jovens de escolas públicas com atividades como trilhas ecológicas e plantio de mudas de espécies nativas. Os eventos ocorrerão no Parque Natural da Taquara, uma área de aproximadamente 20 mil hectares de preservação da Mata Atlântica.

Em Curitiba (PR), o ISAE/FGV cria um espaço de reflexão para alunos e interessados com as palestras “O problema da água em Curitiba” e “Curitiba, Meio Ambiente e a Lei Orgânica”. O evento será dia 5, na sede do ISAE.

Já o Grupo Libra mobiliza colaboradores de todas as suas unidades (Baixada Santista, Cabo Frio, Campinas, Manaus, Rio de Janeiro e Uberlândia) para abordar o tratamento e a destinação de resíduos. Durante a semana, o Grupo programou palestras com o Instituto Akatu, além de exibição de filmes e realização de gincanas.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão das mudanças climáticas.

Um dos objetivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades.

Para marcar a data, acontece também o Desafio Mundial do Meio Ambiente: quatro embaixadores da Boa Vontade da ONU vão mandar uma mensagem numa garrafa em defesa das pequenas ilhas. Nesta competição, o público pode escolher para qual equipe quer entrar: a do ator Don Cheadle, a da modelo brasileira Gisele Bündchen, a do ator Ian Somerhalder e a do jogador de futebol Yaya Touré.


Fonte: ONU - Organização da Nações Unidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário