terça-feira, 27 de maio de 2014

CRN-2 lança Selo de Qualidade



   Certificar à população que o restaurante está cumprindo normas que resultem em uma refeição segura e de qualidade motivou o Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) para a criação do Selo de Qualidade.
   O estabelecimento a ser certificado pelo CRN-2 precisará ter nutricionista,profissional habilitado para promover controle das condições higiênico-sanitárias da refeição servida, desde o fornecimento da matéria-prima até o seu consumo, como armazenamento, conservação, manipulação e distribuição.
   A Copa do Mundo foi o fator determinante para o CRN-2 lançar o Selo neste período. Será um momento em que a cidade de Porto Alegre receberá um grande número de turistas, do Brasil e do exterior, e os seus serviços de alimentação precisarão oferecer segurança e qualidade. O campeonato mundial é o ponto de partida do lançamento, entretanto o projeto tem como objetivo ser permanente e extensivo a todo o estado do Rio Grande do Sul.
   Os restaurantes comerciais que tiverem interesse em aderir ao Selo de Qualidade, precisam solicitar para o CRN-2. Para a concessão, os estabelecimentos serão avaliados pela equipe de nutricionistas fiscais e pela Comissão de Fiscalização do CRN-2, segundo critérios estabelecidos pelo Conselho com base em requisitos de segurança alimentar e nutricional (conforme legislações vigentes: RDC 216 /04 da Anvisa;  decreto 23.430 /74 e portarias  78 /09 e 325/10 da SES).
   Atendidos os requisitos de concessão do Selo, a entrega é oficializada com a presença do nutricionista e do responsável pelo estabelecimento, ocasião na qual é realizada a assinatura de um termo de compromisso. O período de reavaliação é anual, entretanto, caso necessário, poderá ocorrer antes.
   Alguns estabelecimentos já estão padronizados e aptos a receber o selo e a entrega ocorrerá nos próximos dias. Outros locais já solicitaram a avaliação do CRN-2 e as mesmas estão em tramitação.
   Os estabelecimentos interessados em participar deverão preencher a Ficha para Adesão e encaminhar para o e-mail: fiscalizacao@crn2.org.br.

Fonte: CRN-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário