quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dicas de alimentação e cuidados com o corpo durante o Carnaval



Com a chegada do carnaval a atenção com a boa forma redobra algumas medidas simples contribuem para aproveitar a festa sem prejudicar a saúde. O carnaval  é comemorado em uma das épocas mais quentes do ano, então a água é uma forte aliada para os foliões que precisam manter a saúde e o organismo hidratado.

Cuidados durante o carnaval

Segundo o médico endocrinologista, Mohamad Barakat, para aproveitar a folia de rua o ideal é reeducar o corpo, sempre beber água e não fazer jejum por períodos prolongados. “Prefira alimentos leves e nutritivos, não deixe de ingerir carboidratos e evite muitas frituras, optando por refeições leves”, comenta o médico.
Com o objetivo de restaurar o equilíbrio do organismo, auxiliando no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, a boa alimentação durante esse período traz muitos benefícios à saúde renovando o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo.
Muitas pessoas não estão preparadas para tanto esforço físico e acabam exagerando, o ideal é que os foliões se preparem com antecedência. “Se for ficar muito tempo dançando ou andando nos blocos de rua, alongue os músculos antes de começar as comemorações. Durante a festa evite refeições pesadas com molhos cremosos, carnes e queijos gordurosos, pois dificultam a digestão, dando a sensação de peso no estômago”, diz o endocrinologista.
Para manter os nutrientes que o corpo precisa são necessários alguns cuidados e um dos principais é a manutenção de uma dieta variada, equilibrada e nutritiva. “Consumir frutas, verduras e legumes é extremamente essencial, pois são alimentos ricos em vitaminas e repõem os principais nutrientes perdidos com o suor e o desgaste físico”, ressalta Barakat.

Cuidados pós Carnaval

Retomar os velhos hábitos depois de quatro dias de folia não é nada fácil. Para ajudar o corpo a se recuperar do mal-estar e das dores musculares é importante se preparar para reparar os danos causados. É preciso para quem abusou na comida ingerir alimentos, sucos desintoxicantes e praticar exercícios.
Primeiro e mais importante passo para quem extrapolou no carnaval é tratar da hidratação, principalmente para as pessoas que consumiram uma quantidade de álcool excessiva. Nas refeições opte sempre por pratos leves, folhas e legumes, sempre dando preferência para pequenas quantidades que ajudam na digestão.

Fonte: Alimentação Fora do Lar

Nenhum comentário:

Postar um comentário