quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sua Dieta pode estar Sabotando a Atividade Física

 

1) Qual é a importância da sinergia entre comer bem e exercícios físicos para conquistar o corpo perfeito?
Mesmo aquelas pessoas que praticam atividades físicas regularmente podem não ter o resultado esperado no emagrecimento. O problema pode estar na escolha dos alimentos que se coloca no prato.Quando comemos de forma inadequada ou excessiva, isso se torna um gatilho para sabotar os resultados esperados do exercício. Alguns alimentos contribuem de forma significativa para isso, como os que apresentam alto índice glicêmico, refinados, com alta concentração de açúcar na composição e gorduras saturadas ou trans.

Existem ainda pessoas que praticam atividade física e, por isso, justificam que podem comer de tudo, no entanto, isso é um mito. Não é por que se vai gastar 500kcal em um treino de musculação que se pode comer um pote de sorvete com as mesmas 500kcal. Se o indivíduo esta acima do peso, ele precisa fazer um balanço energético negativo, comer menos e gastar mais. Se o individuo for obeso ou eutrófico e comer principalmente carboidratos e gorduras em excesso, mesmo praticando atividade física, essa quantia a mais vai se depositar sob forma de gordura no seu organismo.Associar bons hábitos, como atividade física e alimentação balanceada são fundamentais para adquirir a boa forma. Assim, alimentação saudável e exercícios físicos devem andar juntos.

De nada vale uma boa alimentação caso não tenha o estímulo necessário, ou seja, um bom treino, portanto a baixa frequência semanal de exercícios e ainda se os mesmos não são praticados de forma adequada e na intensidade ideal o resultado final não será satisfatório.

Vale ressalta que somente com um atendimento individualizado, onde é possível entender as necessidades e escolhas de cada um, a dieta surtirá bom efeito nos resultados da prática de atividade física. É importante consultar sempre um profissional nutricionista e fazer atividade física com supervisão de um educador.

2) Quais são as suas dicas para não sabotar a atividade física?
a) Acrescente na dieta alimentos que trazem algum benefício à saúde.
b) Exclua alimentos que possuem calorias vazias como carboidratos refinados, refrigerantes e doces excessivamente açucarados.
c) Evite consumir carboidratos refinados todos os dias em todas as refeições, isso aumenta a captação de glicose no intestino por consequência aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas.
d) Prefira as proteínas com alto valor biológico, pois elas são essenciais para essa construção muscular.
e) Escolha alimentos que promovam ou acelerarem a queima de gordura, pois eles aumentam o metabolismo, aumentam o gasto calórico, e dessa forma contribuem para diminuir a gordura corporal.
 


Fonte: 
 
Dra. Antonieta Cavalli
 
Nutricionista da Academia Contours

Nenhum comentário:

Postar um comentário