quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conhecimento e consumo alimentar de escolares

 

Durante a fase escolar, o consumo alimentar pode sofrer algumas alterações, devendo ser priorizada a ingestão alimentar adequada, para contribuir com a formação de bons hábitos alimentares e assim prevenção de doenças crônicas na vida adulta. Estudo recente foi realizado com o objetivo de avaliar a mudança em cinco anos do consumo alimentar e nível de atividade física em escolares. De acordo com os resultados, a maior proporção de escolares da rede privada atendeu às recomendações de restrição de consumo de refrigerantes, pizzas e batata frita, e de maior consumo de frutas, verduras e legumes. Porém, houve redução na proporção de escolares que se deslocou ativamente para a escola. Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o conhecimento e consumo alimentar entre escolares, seus pais e professores, para servir como base para o desenvolvimento de programas de intervenção nutricional em escolas. De acordo com os resultados, foi encontrado excelente conhecimento entre as crianças do que era uma dieta saudável, com ingestão alimentar adequada. Para os pais, no entanto, apesar de ter o conhecimento adequado, seu consumo alimentar não era adequado, bem como entre os professores. De acordo com o estudo, estes resultados mostram a importância de haver programas de educação alimentar e nutricional para considerar o estado atual do conhecimento e os hábitos das crianças, seus pais e professores, para melhorar e manter as informações fornecidas pelas ferramentas da educação nutricional. Os dados dos estudos evidenciam melhorias em relação ao consumo alimentar quando há intervenção nutricional, devendo esta ser uma prática frequente para que os benefícios das informações se mantenham e assim a ingestão alimentar seja adequada durante toda a fase escolar. 



Fontes: Costa, Filipe Ferreira da; Assis, Maria Alice Altenburg de; Leal, Danielle Biazzi; et al. Mudanças no consumo alimentar e atividade física de escolares de Florianópolis, SC, 2002 – 2007. Rev Saude Publica; 46(supl.1): 117-125, Dez. 2012. Vio del R, Fernando; Salinas C, Judith; Lera M, Lydia; et al. Conocimientos y consumo alimentario en escolares, sus padres y profesores: un análisis comparative. Rev Chil Nutr; 39(3): 34-39, set. 2012. Nutrição e Pediatria - 20/set/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário