terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mães que amamentam têm menos chances de se tornarem obesas





Mais um bom estímulo para a mulher não deixar de amamentar seus filhos. Mães que amamentam terão menos chances de se tornarem obesas, segundo pesquisa realizada no Reino Unido e publicada no "International Journal of Obesity".
Depois de analisarem 740 mil mulheres na fase pós-menopausa os pesquisadores descobriram que a amamentação reduziu o Índice de Massa Corporal (IMC). A redução foi de 1% a cada seis meses de amamentação.
Foram levados em conta conhecidos fatores apontados como estimuladores da obesidade, como o fumo e a prática de atividade física.
A pesquisa integra o "Million Women Study", maior investigação sobre reprodução e estilo de vida que influenciam a saúde da mulher. As participantes têm em média 57,5 anos e tiveram pelo menos um filho e, dessas, 70% amamentaram por cerca de sete meses.
Além de aliviar a mãe do desconforto dos seios cheios e pesados de leite e ajudar a fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o ato de sucção do bebê promove no organismo materno a secreção do hormônio chamado prolactina, responsável pela produção de leite, reduzindo os riscos de câncer de mama, ovário e útero. Também protege a mulher contra osteoporose

O aleitamento materno ainda pode prevenir contra o Câncer de mama!
Segundo o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da SBM, mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição do tecido glandular por gordura nas mamas.
— A amamentação é uma proteção natural.
Já a mulher com câncer de mama, se amamentar por mais de um ano, tem a chance de desenvolver a doença menos agressiva e com melhor prognóstico.
No entanto, os benefícios da amamentação na prevenção do câncer de mama não ficam restritos somente às mães. De acordo com os últimos estudos, os componentes do leite materno fornecem uma proteção contra a doença na idade adulta dos bebês.
Além disso, o mastologista ensina os cuidados que a mulher deve ter durante o período de aleitamento para preservar a saúde mamária.
— Tudo que possa sensibilizar a região deve ser evitado, como o uso de cremes e pomadas — que, por hidratar a pele, a deixam mais sensível a fissuras durante a amamentação.
O médico acrescenta que expor as mamas ao sol e ajudar o bebê a mamar de maneira adequada também previne machucados e a mastite (inflamação das mamas).

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário