quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ovos: cuidados no consumo



O ovo é um alimento de alto valor nutricional, sendo consumido de formas variadas nas diversas faixas etárias. Muitas vezes é opção de prato principal e faz parte dos ingredientes das mais variadas preparações culinárias.
As propriedades dos ovos têm sido estudadas, como pode ser observado em estudo recente, no qual foi realizado um experimento para comparar as proporções entre ácidos graxos (AG) em gemas de ovos comerciais convencionais e enriquecidos com ômega-3 (ω-3). Foi realizado tratamento em dois grupos de aves produtoras sendo que no grupo 1, foram alimentadas com ração à base de milho e farelo de soja (produção de ovos convencionais) e, no grupo 2, com ração contendo 1,5% de substrato de algas marinhas e 1,8% de óleo de peixe (produção de ovos enriquecidos com ω-3). De acordo com os resultados, as proporções entre AG estudadas dos ovos enriquecidos com ω-3 foram inferiores a dos ovos convencionais, ficando, portanto, dentro do limiar ideal estimado para o consumo de gordura por humanos.
Outro fato que deve ser levado em conta para o consumo do ovo é a sua qualidade microbiológica, fato que pode ser observado em estudo recente, o qual foi desenvolvido com o objetivo de procurar Salmonella e outras bactérias em 228 ovos comerciais, escolhidos aleatoriamente. De acordo com os resultados, todas as culturas e o PCR foram negativas para Salmonella. Porém, foram detectadas bactárias como Aeromonas sp, E. coli e S. Aureus, as quais são potencialmente patogênicos para o homem, especialmente para crianças, imune-comprometidos e idosos.
Os dados dos estudos evidenciam que a escolha do tipo de ovo pode interferir em sua qualidade nutricional e microbiológica, sendo importante levar em consideração o que o produto oferece e local conhecido e seguro para a compra.

Fontes:
Thaiz Marinho Magalhães Cedro; Lígia Fátima Lima Calixto; Arlene Gaspar; et al. Proporções entre ácidos graxos poliinsaturados em ovos comerciais convencionais e enriquecidos com ômega-3. Cienc. Rural vol.41 no.4 Santa Maria Apr. 2011 Epub Mar 18, 2011.
Loaiza E., Juliana; Sánchez J., Miryan; Henao, Santiago; et al. Detecção de bactérias contaminantes em ovos para consumo em Medellín e sua área metropolitana. Ces med. vet. zootec; 6(2): 20-28, jul.-dic. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário