quarta-feira, 17 de abril de 2013

A importância do consumo de peixes




O peixe é um alimento de alto valor nutricional, sendo que suas propriedades são alvo de diversas pesquisas na área da saúde.
Seu consumo varia de acordo com a população, podendo ser elevado, como demostrado em pesquisa recente, na qual foi constatado o consumo médio de peixe pela população ribeirinha do Lago Grande de Monte Alegre, no Estado do Pará, Brasil. Neste estudo verificou-se que o consumo de peixe chegava a ser 6 vezes por semana.
Quando o acesso ou consumo de peixe pela população não atinge as recomendações, é interessante criar formas para incentivar seu consumo como pode ser observado em trabalho atual, o qual foi desenvolvido com o objetivo de produzir massa fresca de macarrão com a incorporação de peixe defumado e avaliar as características microbiológicas, físico-químicas e sensoriais. De acordo com os resultados, a massa de macarrão apresentou valores de 15,21% de proteínas de alto valor proteico. Em relação à microbiologia, estava adequada para o consumo humano. A aceitabilidade foi de 97% de aprovação, sendo, portanto viável.
O incentivo ao consumo de peixe deve ser realizado, pois além de suas propriedades nutricionais, há estudos que relacionam seu consumo à melhora da saúde, como pode ser observado em outro estudo, o qual destacou a importância do consumo de peixe ou suplementação de Ômega-3 em níveis recomendados, a fim de minimizar a frequencia de convulsões em pessoas com epilepsia não controlada e principalmente, para reduzir a ocorrência de morte súbita em epilepsia.
De acordo com os dados dos estudos, o consumo de peixe é de grande importância e deve ser incentivado em locais onde o acesso é mais fácil ou mesmo o desenvolvimento de produtos alimentícios que tenham quantidade adequada de peixe em seu preparo, fornecendo assim os benefícios nutricionais deste alimento.


Fontes:
Maluf, Márcia Luzia Ferrarezi; Weirich, Carlos Eduardo; Dallagnol, Jackeline Marcante; et al. Elaboração de massa fresca de macarrão enriquecida com pescado defumado. Rev. Inst. Adolfo Lutz; 69(1): 84-90, jan.-mar. 2010.
SCORZA, Fulvio Alexandre et al. The promise of omega-3 against sudden unexpected death in epilepsy: until further notice, it remains innocent, until proven guilty. Arq. Neuro-Psiquiatr. 2013, vol.71, n.1, pp. 51-54. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário