segunda-feira, 22 de abril de 2013

A importância do conhecimento do consumo alimentar

 
Conhecer o consumo alimentar de diferentes populações é de extrema importância para identificar erros alimentares, assim como falta ou excesso de ingestão de algum tipo de nutriente.
Estudo recente foi desenvolvido com o objetivo de descrever os itens alimentares mais representativos para o consumo total de energia, carboidratos, proteínas e lipídios de crianças de 7 a 10 anos. De acordo com os resultados, os itens "Arroz branco, arroz à grega, arroz com legumes" e "Feijão marrom, preto, branco, lentilha" contribuíram de forma importante para o consumo de energia e carboidratos. O item "Leite integral fluido, leite integral em pó" foi representativo para o consumo de lipídios, além de proteínas e energia. Foi constatado ainda o consumo em energia e carboidratos das bebidas doces, como refrigerantes e sucos industrializados.
Outra pesquisa caracterizou o perfil alimentar de um grupo de adultos fumantes. De acordo com os resultados, os alimentos consumidos com mais frequência foram óleo vegetal, sal, arroz, café, feijão, açúcar, tomate, pão francês, leite integral líquido, banana-maçã, refresco de fruta com açúcar, bife bovino e cerveja, entre as bebidas alcoólicas, os quais assinalaram o perfil alimentar. Constatou-se excesso diário no consumo de lipídeos e sódio.
Os dados dos estudos são de extrema importância para delinear ações de intervenção nutricional nos grupos estudados, sendo necessárias abordagens diferentes, uma vez que a faixa etária e problemas nutriconais identificados foram direntes em ambos os grupos. Destaca-se a importância em conhecer o consumo alimentar das populações para assim desenvolver e aplicar um plano de intervenção de que seja eficaz, combatendo os problemas identificados.



Fontes: Patrícia de Fragas Hinnigi; Denise Pimental Bergamaschi. Itens alimentares no consumo alimentar de crianças de 7 a 10 anos. Rev. bras. epidemiol. vol.15 n.2 São Paulo Jun. 2012.
Martins, Karine Anusca; Pontes, Angelita Evaristo Barbosa; Fornés, Nélida Schmid. Caracterização de fumantes em tratamento para abandono do tabagismo e seu perfil de consumo alimentar. Brasília méd; 46(3)2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário