quarta-feira, 6 de março de 2013

Alimentos orgânicos para crianças



O alimento orgânico pode ser considerado como um produto cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos, dentre outros produtos.

De acordo com estudo recente o mercado americano de alimentos orgânicos tem crescido muito nos últimos anos, devido ao marketing e a preocupação dos consumidores com a alimentação e saúde. De acordo com os dados dos estudos, pediatras devem levar em conta a indicação de alimentos orgânicos para seus pacientes, sendo que deve haver cuidado na escolha para consumir aqueles que atendem as exigências para serem considerados orgânicos de boa qualidade, colaborando assim para a saúde e qualidade de vida de seus consumidores.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a introdução de alimentos orgânicos na produção de refeições em uma unidade escolar da Secretaria de Educação de Santa Catarina. De acordo com os resultados, foram identificadas possibilidades de aperfeiçoar a utilização de alimentos orgânicos, relacionadas com o planejamento de cardápios, com o sistema de compras, com o recebimento e o armazenamento dos alimentos. Porém maior estrutura é necessária para incorporar alimentos orgânicos ao cardápio, havendo ainda a necessidade de novos estudos sobre a gestão de produção de refeições em escolas e sobre a utilização de alimentos orgânicos.

Os dados dos estudos evidenciam a preocupação em fornecer alimentos orgânicos para crianças, uma vez que são alimentos considerados saudáveis devido ao seu modo de produção e consumo. Porém, deve haver orientação em relação a qualidade e fornecimento destes alimentos para que sua qualidade seja garantinda desde de sua aquisição até o consumo final, colaborando para o bom estado nutricional e saúde da população infantil.

Fontes:

Forman J; Silverstein J. Organic foods: health and environmental advantages and disadvantages. Pediatrics; 130(5): e1406-15, 2012 Nov.

Elinete Eliete de Lima; Anete Araújo de Sousa. Alimentos orgânicos na produção de refeições escolares: limites e possibilidades em uma escola pública em Florianópolis. Rev. Nutr. vol.24 no.2 Campinas Mar./Apr. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário