quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pão enriquecido


 
O pão, considerado como produto obtido pela cocção, em condições técnicas adequadas, de massa preparada com farinha de trigo, fermento biológico, água e sal, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas. Seu consumo é elevado em todo o mundo, fazendo parte do consumo alimentar de forma geral.

Em pesquisa recente, foram avaliados sensorialmente um pão de forma enriquecido com soro de leite em pó e carbonato de cálcio, em comparação com uma amostra comercial, por indivíduos de diferentes idades. Os pães enriquecidos apresentaram teores de 783 mg de cálcio/100 g. De acordo com os resultados, o pão de forma enriquecido analisado neste estudo demonstra ter elevado potencial de comercialização.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de enriquecer pão de forma com soro de leite em pó, disponibilizando ao produto final maior concentração de proteínas e minerais, especialmente cálcio e fósforo, além de incentivar o consumo de derivados do soro de leite, resíduo da indústria de laticínios normalmente destinado a alimentação de animais ou ao descarte. Todos os pães desenvolvidos foram aceitos sendo que alguns de forma igual aos pães convencionais.

Enriquecer pães com ingredientes nutritivos é uma boa alternativa, uma vez que este alimento é consumido por todas as faixas etárias e classes socias, colaborando desta forma para a melhora do consumo alimentar da população.

Fontes:

Gurgel, Cristiane Santos Sânzio; Maciel, Janeeyre Ferreira; Farias, Larissa Raphaela Gonçalves de; et al. Aceitação e intenção de consumo de pão de forma enriquecido com soro de leite em pó e carbonato de cálcio. Rev. Inst. Adolfo Lutz; 70(3): 283-289, set. 2011.

Lima, Adriana de Sousa; Maciel, Janeeyre Ferreira; Queiroga, Rita de Cássia Ramos do Egypto; et al. Avaliação físico-química e sensorial de pães de forma enriquecidos com soro de leite em pó. Rev. Inst. Adolfo Lutz; 68(3): 366-372, set.-dez. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário