segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Frutas e Alimentos Funcionais


 
As frutas, de modo geral, devem ser consumidas diariamente, independente da faixa etária, levando em conta as restrições alimentares relacionadas às suas propriedades. Diversos estudos têm evidenciado que uma dieta rica em frutas e vegetais auxilia na redução de algumas doenças, colaborando para a saúde e qualidade de vida.

Estudo sobre as frutas e seus benefícios à saúde são abundantes na área, como pesquisa recente a qual foi desenvolvido com o objetivo de relacionar a laranja como alimento funcional devido às suas propriedades benéficas à saúde.

Outra pesquisa aborda o açaí, destacando a sua polpa, a qual tem sido submetida ao processo de desidratação, que além de ser utilizado como um método de conservação, impedindo a deterioração e perda do valor comercial, objetiva o beneficiamento do alimento, possibilitando a instalação de um novo produto no mercado.

Os dados dos estudos evidenciam constantes pesquisas relacionadas a frutas, as quais sempre são indicadas como alimentos benéficos à saúde e que devem ser consumidas com regularidade.

Fontes:

Ramirez, Etienne Jacques Antonelli; Hübscher, Gilberti Helena. Laranja: em defesa de seu uso como alimento funcional. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 36(3)dec. 2011.

Carneiro, Alessandra Pinheiro Góes; Silva, Larissa Morais Ribeiro da; Figueiredo, Raimundo Wilane de; et al. Efeito da temperatura no comportamento reológico de pó de açaí (Euterpe oleracea) reconstituído. UNOPAR Cient., Ciênc. biol. saude; 14(4)out. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário