sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como driblar os exageros do verão?


 
1) Com as boas vindas ao verão é possível manter equilíbrio nas refeições e seguir, na medida do possível, uma alimentação nutritiva e prazerosa?
Não é preciso se privar de alguns prazeres à mesa para manter uma alimentação saudável. Afinal o mais importante nessa época está em aproveitar os dias de descanso e socializar com amigos e familiares.

2) Quais são as suas orientações para manter a saúde em dia e ainda aproveitar sem preocupações o que as férias têm de melhor?

- Evite o jejum prolongado. Com a rotina alterada, é comum nos alimentarmos em horários diferentes e até mesmo pular algumas refeições. A orientação de alimentar-se a cada 3 horas continua valendo, assim você diminui as chances de ter um apetite incontrolável nas refeições principais.
Não limite-se apenas ao prato principal. Desfrute também das saladas, que além de contribuírem com a saciedade, possuem quantidade importante de fibras, vitaminas e minerais.

- Para refrescar-se e matar a vontade de um doce, invista em picolés a base de fruta. Além de leves, são menos calóricos que sorvetes de massa e a base de leite ou preparações com chocolate, cremes e chantilly.

- Vale lembrar que, com as altas temperaturas, transpiramos mais e por isto nosso corpo precisa de mais líquidos para repor. Tenha sempre uma garrafinha de água ao seu alcance. Outra alternativa é parar ao longo do dia para hidratar-se, seja com água de coco, isotônicos ou sucos naturais.

- A cerveja pode ser uma ótima opção para brindar o verão e relaxar. Além de poucas calorias quando comparada a outras bebidas, ela é super refrescante e contém aproximadamente 90% de água em sua composição. Ou seja, também pode ser uma aliada para manter a hidratação em dia. As dicas são apreciá-la com moderação e alterná-la com um copo d'água.

- Não abandone os exercícios físicos. Mesmo que esteja viajando, uma simples caminhada já ajuda a colocar seu corpo em movimento. A praia, por exemplo, é um ótimo lugar para relaxar e praticar a atividade física de sua preferência. As atividades ao ar livre também ajudam a garantir a exposição solar diária necessária, que por sua vez contribui para a síntese de vitamina D, responsável pela fixação de Cálcio nos ossos.

Por fim, divirta-se com familiares e amigos e alimente-se sem culpa, mas com equilíbrio, para aproveitar ao máximo os bons momentos do verão!
 

 
Autor
 
Dra. Rosana Perim
 
Gerente de Nutrição do HCor

Nenhum comentário:

Postar um comentário