domingo, 24 de fevereiro de 2013

Alimentos Funcionais prevenindo doenças



A alimentação está diretamente relacionada com a saúde, não apenas no que diz respeito ao estado nutricional, mas também em relação ao fornecimento de nutrientes que podem prevenir doenças quando consumidos de forma adequada.

Estudo recente foi desenvolvido com o objetivo de identificar o conhecimento veiculado em periódicos brasileiros e estrangeiros sobre alimentos funcionais e clínica geriátrica, sendo os alimentos considerados: aveia, tomate, soja, linhaça, peixe e amêndoas. De acordo com os resultados, a mortalidade da população idosa, devido a acidentes cardiovasculares, câncer, acidente vascular encefálico, aterosclerose, doenças hepáticas pode ser minimizada através de compostos bioativos e substâncias presentes em determinados alimentos, os chamados alimentos funcionais.

Outro estudo foi realizado baseado no fato da dieta ser geralmente reconhecida por estar envolvida na modificação do risco individual para o desenvolvimento de doenças trombóticas, embora sua influência no decorrer do tratamento destas desordens é provavelmente menos importante. De acordo com o estudo, a intervenção dietética tem se mostrado eficaz na redução dos níveis de lipídeos sanguineos, além de certos componentes dietéticos terem sido provados como eficazes na redução da ativação plaquetária, contribuindo para a prevenção de trombose.

Os estudos que relacionam o consumo alimentar com prevenção de doenças e saúde são de extrema importância e devem ser incentivados, uma vez que os alimentos podem promover maiores benefícios à saúde quando consumidos de forma adequada.

Fontes:

Castro e Silva, Igor Marcelo; Sá, Emmanuela Quental Callou de. Alimentos funcionais: um enfoque gerontológico. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd; 10(1)jan.-fev. 2012.

Phang M; Lazarus S; Wood LG; Garg M. Diet and thrombosis risk: nutrients for prevention of thrombotic disease. Semin Thromb Hemost; 37(3): 199-208, 2011 Apr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário