terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Consumo de lanches


 
O consumo de lanches faz parte da rotina escolar, uma vez que a criança passa grande parte do tempo na escola, onde também realiza suas refeições.

A preocupação com a qualidade da alimentação no ambiente escolar e o consumo excessivo de lanches vem aumentado, como pode ser observado através de estudo recente, o qual foi realizado com o objetivo de desenvolver e aplicar uma metodologia para avaliar a implantação da cantina escolar saudável em escolas do Distrito Federal.

O trabalho foi realizado por meio de um curso de capacitação para proprietários de cantinas. De acordo com os resultados, o curso apresentou resultados positivos, principalmente a curto prazo, entretanto o processo de acompanhamento durante um ano para esse público não foi o suficiente para garantir a sustentabilidade das ações, sendo necessário entre outros fatores, o acompanhamento sistemático desse processo.

Outra pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de verificar a prevalência da substituição do almoço e do jantar por lanches em adolescentes e a associação com estado nutricional e sexo, assim como avaliar os alimentos que substituem as refeições. De acordo com os resultados, verificou-se prevalência elevada de substituição de refeições principais, principalmente do jantar, por lanches. Os substitutos do almoço e do jantar apresentavam, em sua maioria, alta densidade energética e baixo valor nutritivo.

Os dados dos estudos demonstram a preocupação em relação a alimentação de estudantes, sendo necessária a orientação nutricional e ações que colaborem para a oferta e consumo de lanches mais saudáveis e menor taxa de substituição de refeições por lanches.

Fontes:

Nina Flávia de Almeida Amorim; Bethsáida de Abreu Soares Schmit; Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha Rodrigues; et al. Implantação da cantina escolar saudável em escolas do Distrito Federal, Brasil. Rev. Nutr. vol.25 no.2 Campinas Mar./Apr. 2012

Amanda Solimani Teixeira; Sonia Tucunduva Philippi; Greisse Viero da S. Leal; et al. Substituição de refeições por lanches em adolescentes .Rev. paul. pediatr. vol.30 no.3 São Paulo Sept. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário