domingo, 13 de janeiro de 2013

Alimentação e coração


 
As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morbimortalidade no mundo. A preocupação com sua prevenção está relacionada a cuidados com a saúde, alimentação e atividade física adequadas.

Neste contexto, estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar fatores de risco cardiovasculares em pais/cuidadores de crianças cardiopatas, mediante avaliação do estado nutricional, condições de saúde e estilo de vida. De acordo com os resultados foram identificados fatores de risco para doenças cardiovasculares nos pais/cuidadores avaliados, como excesso de peso, sedentarismo e hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados como elevada frequência de consumo de gorduras saturadas e colesterol e baixa frequência de consumo de gorduras insaturadas.

Em relação ao consumo de gorduras, pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os efeitos do consumo dos óleos de amendoim, açafrão e oliva na composição corporal, ingestão alimentar, dentre outros parâmetros, em indivíduos eutróficos normolipidêmicos. De acordo com os resultados, a ingestão dos óleos levou ao aumento do ganho de peso.

Os dados dos estudos evidenciam alguns cuidados que devem ser levados em conta para a prevenção do ganho de peso e riscos cardiovasculares, como o consumo excessivo de gorduras, o qual deve ser controlado através de orientação nutricional e consumo alimentar balanceado.

Fontes:

Camila Feijó Borges; Fernanda Michielin Busnello; Lucia Campos Pellanda. Identificação de fatores de risco cardiovascular em pais. Arq. Bras. Cardiol. vol.99 no.4 São Paulo Oct. 2012 Epub Sep 06, 2012.

Regiane Lopes Sales; Neuza Maria Brunoro Costa; Josefina Bressan Resende Monteiro; et al. Efeitos dos óleos de amendoim, açafrão e oliva na composição corporal, metabolismo energético, perfil lipídico e ingestão alimentar de indivíduos eutróficos normolipidêmicos. Rev. Nutr. vol.18 no.4 Campinas July/Aug. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário