segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Efeitos da Suplementação de Vitamina C e de Ácido Fólico


A suplementação alimentar vem sendo estudada há muito tempo, sendo necessários estudos que confirmem os benefícios de sua prática, estipulando dosagens e interações nutricionais, além de possíveis efeitos colaterias e grupos de risco.

Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de comparar, entre obesos e eutróficos, os parâmetros de modulação autonômica cardíaca e analisar o efeito da suplementação da vitamina C na modulação autonômica cardíaca em crianças obesas, no repouso e durante o exercício isométrico, respectivamente. De acordo com os resultados, as crianças obesas apresentam maior atividade simpática e menor atividade vagal no repouso e durante o exercício isométrico quando comparada as crianças eutróficas. Ainda de acordo com o estudo, deve-se levar em conta que a suplementação oral com vitamina C, em altas doses, pode restaurar a disfunção autonômica cardíaca em crianças obesas.

Outro estudo foi realizado avaliando a suplementação de ácido fólico, o qual está relacionado à diminuição do riscos de defeitos do tubo neural.Foram coletados dados sobre o uso de suplementos, e biomarcadores foram medidos diretamente. Uso de suplementos que contêm ácido fólico foi relatado por 25% dos canadenses com idade entre 6 e 79 anos. As mulheres eram mais propensas a tomar suplementos de ácido fólico. As pessoas que consumiam frutas e legumes menos de uma vez por dia tinham probabilidade significativamente menor de tomar suplementos contendo ácido fólico do que aqueles que consumiam pelo menos três vezes por dia. Entre os que consumiram um suplemento de ácido fólico, 91% relataram também tomar um suplemento que continha vitamina B12.

Os estudos abordam a suplementação com vitamina C e ácido fólico em uma pequena amostra, sendo necessários mais estudos, em populações maiores e abordando a suplementação de outros nutrientes, para oferecer maiores benefícios à população, levando em conta o risco que pode causar devido a doses e contra-indicações.

Fontes:

Fabio Alexandre dos Santos Lira; Maria do Socorro Brasileiro-Santos; Vanessa Vieira Lopes Borba; et al. Influência da vitamina C na modulação autonômica cardíaca no repouso e durante o exercício isométrico em crianças obesas. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.12 no.3 Recife Aug./Sept. 2012

Colapinto CK; O'Connor DL; Dubois L; et al. Prevalence and correlates of folic acid supplement use in Canada. Health Rep; 23(2): 39-44, 2012 Jun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário