terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer


Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Oito em cada dez casos de câncer são causados por fatores e comportamentos que poderiam ser evitados: cigarro, hábitos alimentares e conduta sexual. Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção.
Dicas de Prevenção
1. Não fume. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes e cereais e menos alimentos de origem animal e gordurosos.
3. Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
4. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente.
5. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de dois anos.
6. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, anualmente, para detecção precoce do câncer de intestino.
8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.
9. Evite a exposição prolongada ao sol. O protetor solar deve ser usado durante todo o ano, mas o verão exige cuidados redobrados, principalmente com as crianças. As crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60, devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Além do risco de câncer no futuro, nas crianças a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida.

Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais causa mortes no Brasil entre as mulheres.
Suas causas ainda não estão completamente compreendidas, mas algumas mulheres têm um risco maior de desenvolverem a doença. O risco de desenvolvimento também aumenta com a idade: mais da metade dos cânceres de mama ocorrem em mulheres acima de 65 anos. Menos de 5% dos casos de câncer de mama são causados por herança genética.
Quais são os sintomas?
Na maioria das mulheres nota-se primeiramente um nódulo que não causa dor. Há, entretanto, outros sinais que você deve estar atenta, como mudança de tamanho ou formato das mamas, nódulo ou aumento da espessura em determinada região, enrugamento da pele, sangramento, inchaço ou nódulo na axila.
O quanto antes o câncer for diagnosticado e tratado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento, por isso é fundamental realizar mensalmente o auto-exame de mama e consultar um ginecologista anualmente.


Fonte: Portal SF

Nenhum comentário:

Postar um comentário