sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cálcio e sua importância na alimentação


 
O cálcio é um nutriente de extrema importância em todas as fases da vida, pois possui um papel essencial no crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes, além de prevenir problemas futuros, quando seu consumo é adequado, como a osteoporose.

Diversos alimentos são considerados fonte de cálcio na alimentação, assim como leite e seus derivados, como queijos e iogurtes. Outros alimentos assim como alguns tipos de sorvetes podem apresentar alta quantidade de cálcio em sua composição.

Uma vez que o consumo de cálcio é de extrema importância, um estudo foi desenvolvido com o objetivo de conhecer e avaliar o consumo de cálcio por adolescentes de escolas públicas, tendo em vista a prevenção da osteoporose. De acordo com os resultados, os alimentos lácteos mais consumidos foram leite, queijo, sorvete e iogurte. Ainda de acordo com o estudo, é necessário um esforço entre os profissionais da saúde no sentido de estimular o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio visando a prevenção da osteoporose e suas conseqüências.

Porém, alguns alimentos ricos em cálcio apresentam em sua composição outros ingredientes que podem não ser benéficos á saúde de forma geral, como açúcares. Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de investigar a associação entre lanches e o desenvolvimento de cárie em uma população de alto risco de cárie dentária. De acordo com os resultados, os alimentos envolvidos no desenvolvimento de cáries eram doces, balas, pipoca e sorvete.

Os dados dos estudos evidenciam benefícios e malefícios no consumo de alimentos fonte de cálcio. Deste modo, o consumo de cálcio deve ser orientado para que suas fontes alimentares sejam escolhidas de forma correta, havendo a necessidade de orientar de forma geral as condições de higiene e saúde oral.

Fontes:

LernerB R,  Lei DL, Chaves SP, et al. O CÁLCIO CONSUMIDO POR ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE OSASCO, SÃO PAULO.  Rev. Nutr. vol.13 no.1 Campinas Jan./Apr. 2000.

Johansson I; Holgerson PL; Kressin NR; et al. Snacking habits and caries in young children. Caries Res; 44(5): 421-30, 2010.

Saúde Pública - 16/nov/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário