quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Alimentos e saúde


 
Atualmente há grande preocupação em relação á alimentação e saúde. Deste modo a indústria de alimentos está voltada ao desenvolvimento de alimentos que atraiam todos os tipos de consumidores, variando os nutrientes utilizados com o objetivo de formular produtos nutritivos e saudáveis.

Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação dietética com 30 mL/dia de óleo de coco extravirgem durante três meses e seu efeito no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos hipercolesterolêmicos. Os resultados do estudo sugerem que a suplementação dietética com óleo de coco extravirgem é capaz de exercer benefícios no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos.

Outra pesquisa foi realizada com o objetivo de desenvolver barras de amaranto, sendo este  grão de elevado valor nutritivo e isento de glúten, enriquecidas com inulina e oligofrutose, sendo estes  prebióticos, nos sabores banana, castanha do Pará e uva passa, coco, damasco, morango e nozes. De acordo com os resultados, as barras apresentaram boa aceitação e vantagens nutricionais em relação às barras de cereais comerciais, sendo uma boa alternativa, inclusive para os celíacos.

O desenvolvimento de produtos alimentares é uma área que vem crescendo devido a preocupação dos consumidores em relação á saúde. Os estudos apresentados evidenciam dois exemplos de preparações que apresentam benefícios em relação ao seu consumo.

Fontes:

Silva, Raquel; Fortes, Renata; Soares, Henrique. Efeitos da suplementação dietética com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos. Brasília méd; 48(1)jun.

DIAS CAPRILES, Vanessa  y  GOMES AREAS, José Alfredo. Barras de amaranto enriquecidas com frutanos: aceitabilidade e valor nutricional. ALAN. 2010, vol.60, n.3, pp. 291-297.

Nenhum comentário:

Postar um comentário