sábado, 10 de novembro de 2012

10 de novembro: Dia do Trigo



O cereal, que é a base da alimentação dos povos em todos os cantos do planeta, tem um dia especial: 10 de novembro. Mas vale a pena lembrar do alimento todos os dias, porque seus benefícios para a saúde são inúmeros:  
- O trigo integral ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas
- Controla os níveis de colesterol
- Promove a saúde do intestino por manter a flora intestinal saudável e ser boa fonte de fibras
O trigo também controla o diabetes. O recado vem da Universidade do Hawaí e acaba de ser divulgado no periódico científico da Sociedade Americana de Nutrição: para diminuir o risco do diabete do tipo 2, vale incrementar o cardápio com grãos.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores avaliaram, por 14 anos, os hábitos de um grupo de mais de 75 mil pessoas e entre aqueles que consumiam mais fibras vindas de alimentos como os cereais, ou seja, do trigo, da aveia, do centeio e da cevada, havia menos chances para o aparecimento da doença.
A nutricionista Bianca Chimenti, da Clínica BKNR - Prevenção e Saúde, explica o possível mecanismo por trás desse resultado: “Alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico são capazes de retardar a absorção da glicose”. Assim, há a redução nos picos de produção de insulina e o pâncreas não fica sobrecarregado.


Fonte: Trigo e Saúde

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