segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Idosos X Consumo de álcool


 
De acordo com dados recentes, o álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade e limitação da condição funcional associada ao consumo de bebidas alcoólicas superam aquelas associadas ao tabagismo.

Estudo recente foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o a taxa de consumo de álcool entre os idosos. De acordo com os resultados, considerável parte dos idosos avaliados apresentou alto consumo de álcool, sendo sugerida a melhora dos pontos de corte para esta classificação em relação ao consumo de álcool dessa faixa etária.

Outra pesquisa foi desenvolvida na Finlâncdia, com o objetivo de estimar prevalências específicas dos níveis de consumo de álcool e a associação deste consumo com causas relacionadas a mortalidade entre idosos. De acordo com os resultados, o consumo excessivo de álcool apresentou-se comum entre a os idosos, mas não entre as idosas, sendo ainda apresentado um aumento do risco de mortalidade nos idosos, por todas as causas relacionadas a mais de dois drinques por dia.

Os dados dos estudos chamam a atenção para um sério problema que é o consumo de álcool entre os idosos. Deve-se dar grande atenção a esta faixa etária, uma vez que o consumo alimentar costuma já estar comprometido, o que pode agravar ainda mais os malefícios causados pelo consumo de álcool.

Fontes:

Aalto M; Alho H; Halme JT; Seppä K. The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) and its derivatives in screening for heavy drinking among the elderly. Int J Geriatr Psychiatry; 26(9): 881-5, 2011 Sep.

Halme JT; Seppä K; Alho H; et al. Alcohol consumption and all-cause mortality among elderly in Finland. Drug Alcohol Depend; 106(2-3): 212-8, 2010 Jan
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário