terça-feira, 30 de outubro de 2012

Estado nutricional



O estado nutricional está relacionado de forma direta ao consumo alimentar. Deste modo, deve-se cuidar da ingestão de alimentos para que o estado nutricional se mantenha adequado, contribuindo desse modo para a qualidade de vida e longevidade.

Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de verificar a associação do estado nutricional com fatores sociodemográficos, estilo de vida e condições de saúde em idosos de dois municípios de regiões distintas do Brasil. De acordo com os resultados, houve prevalência de baixo peso em uma das regiões e excesso de peso na outra. Os fatores associados ao estado nutricional são específicos a cada município.

Outro estudo utilizou-se o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência de cintura (CC) para avaliar se alguns fatores perinatais e da vida adulta se associam com adiposidade na vida adulta jovem. Trabalhou-se com a hipótese de que os fatores de risco diferem entre homens e mulheres. De acordo com os resultados, as diferenças encontradas podem apontar para estilos de vida diferentes de homens e mulheres, sugerindo que as políticas de prevenção também precisam traçar estratégias diferenciadas segundo gênero.

Os dados dos estudos evidenciam que o estado nutricional é um importante parâmetro na avaliação do consumo alimentar, destacando grupos de risco nutricional que merecem maior atenção.

Fontes:

Daniele Fares; Aline Rodrigues Barbosa; Adriano Ferreti Borgatto; et al. Fatores associados ao estado nutricional de idosos de duas regiões do Brasil. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.58 no.4 São Paulo July/Aug. 2012.

Vanda Maria Ferreira Simões; Marco Antonio Barbieri; Antonio Augusto Moura da Silva; et al. Fatores perinatais e da vida adulta jovem associados à adiposidade. Cad. Saúde Pública vol.28 no.7 Rio de Janeiro July 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário