domingo, 14 de outubro de 2012

Consumo de tomate está ligado a menor risco de acidente vascular cerebral, diz especialista




imagem transparente

Pessoas com maiores quantidades de licopeno no sangue apresentaram 55% menos probabilidade de sofrer AVC
 
Cientistas da University of Eastern Finland descobriram que um composto do tomate é capaz de reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
Pessoas com maiores quantidades do antioxidante licopeno no sangue apresentaram 55% menos probabilidade de sofrer AVC do que as pessoas com as menores quantidades da substância no sangue.
O estudo envolveu 1.031 homens na Finlândia com idades entre 46 e 65 anos. O nível de licopeno no sangue foi testado no início do estudo e foi seguido durante uma média de 12 anos. Durante esse tempo, 67 homens tiveram acidente vascular cerebral.
Entre os homens com os níveis mais baixos de licopeno, 25 de 258 homens tiveram um acidente vascular cerebral. Entre aqueles com os mais altos níveis de licopeno, apenas 11 de 259 sofreram AVC.
"Este estudo traz mais evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está associada com um menor risco de AVC. Os resultados apoiam a recomendação de que as pessoas devem ingerir mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia, o que provavelmente levaria a uma grande redução no número de AVCs em todo o mundo, de acordo com pesquisas anteriores", afirma o autor do estudo Jouni Karppi.



Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário