segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Câncer de mama X alimentação


 
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Diversos cuidados podem ser tomados para sua prevenção e tratamento, assim como alimentação adequada e estilo de vida saudável.

Em pesquisa atual, foi realizada uma revisão de publicações recentes sobre a relação entre grupos de alimentos, consumo energético, nutrientes, fibras e flavonóides com o câncer de mama. Os resultados, embora controversos, tendem a relacionar maior risco de câncer de mama associado ao consumo de carnes vermelhas e/ ou fritas. Ainda de acordo com os resultados, acredita-se que uma alimentação adequada e saudável, rica em frutas e vegetais e com baixo teor de carnes vermelhas e fritas, possa contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Outro estudo foi realizado para avaliar a relação entre alimentação e consumo de grupos de alimentos e câncer de mama. De acordo com os resultados, carne vermelha e carnes fritas podem ser fatores de risco, e o consumo de frutas, feijão, leite e derivados pode atuar como protetor do câncer de mama.

Os dados dos estudos evidenciam consumo de alimentos que estão relacionados a prevenção e outros vistos como fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Deste modo mais estudos são necessários para melhor determinação dos alimentos que podem prevenir esta doença, bem como os que devem ser evitados, sendo necessária a divulgação para a população de interesse, para que o aceso a estas informações contribuam para a prevenção do câncer de mama.

Fontes:

Nunes, Lélia Cápua; Leite, Isabel Cristina Gonçalves; Carmo, Wanessa Françoise da Silva Aquino. Consumo alimentar e câncer de mama: revisão de estudos publicados entre 2000 e 2008. Rev. APS; 12(3)jul.-set. 2009.

Flávia Emília Leite de Lima; Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre; Maria José de Carvalho Costa; et al. Dieta e câncer no Nordeste do Brasil: avaliação da relação entre alimentação e consumo de grupos de alimentos e câncer de mama. Cad. Saúde Pública vol.24 no.4 Rio de Janeiro Apr. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário