quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Alho


 
O alho é um dos mais versáteis sabores da culinária. Muito utilizado na cozinha brasileira e indispensável na cozinha provençal, o alho é muito utilizado pelo seu sabor e aroma sendo ainda não considerado apenas um tempero, mas um alimento que faz muito bem a saúde.

De acordo com pesquisa recente, estudos epidemiológicos relacionam o aumento do consumo de alho com uma diminuição da incidência de câncer em diferentes populações, sendo que ainda evidenciado que vários compostos derivados do alho possuem efeitos inibitórios neste aspecto, destacando-se a alicina que obteve resultados positivos na atividade antitumoral de ratos com linfoma.  

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar o papel do alho fresco e seu cmposto bioativo de enxofre em potencializar atividades anti-hipertensivas e cardioprotetoras relacionando à utilização de captopril em ratos. De acordo com os resultados, houve sinergismo da ação dos compostos do alho com captopril, sendo um alerta sobre o uso concomitante destes produtos.

De acordo com os dados dos estudos, o alho e seus compostos podem fornecer benefícios, porém mais estudos são necessários, para extrapolar estes resultados aos indivíduos de forma geral, contribuindo com benefícios à saúde e orientação quanto ao seu consumo ideal.

Fontes:

Padilla Camberos, Eduardo; Padilla Camberos, Claudia. Antitumoral activity of allicin from garlic/ Actividad antitumoral de alicina de ajo. Bol. latinoam. Caribe plantas med. aromát; 10(5): 423-428, sept. 2011.

Asdaq SM; Inamdar MN. Potential of garlic and its active constituent, S-allyl cysteine, as antihypertensive and cardioprotective in presence of captopril. Phytomedicine; 17(13): 1016-26, 2010 Nov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário