segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1º de outubro é o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano"



Instituída pelo Ministério da Saúde através da PORTARIA Nº 1.893, de 2 de outubro de 2003, Art. 1º, esta data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde realizam ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano. Assim como, é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.
No Brasil, alguns Bancos de Leite Humano desenvolvem projeto ou programa com o Corpo de Bombeiros Militar do seu estado, onde o Bombeiro Militar passa rotineiramente nas casas das doadoras para recolher o leite humano congelado.
Desde setembro de 2010, os países da Iberoamérica que possuem Banco de Leite Humano estão em movimento para terem um “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e a proposta é que seja comemorado em 19 de maio. O Brasil desde 2004 tem o dia 1º de outubro para celebrar o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", mas o Ministério da Saúde já está encaminhando a proposta dos profissionais para mudança da data para 19 de maio, com o objetivo de se alinhar com os outros países e fortalecer a criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”, também em 19 de maio.
A proposta surgiu no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizado no período de 27 a 30 de setembro de 2010, em Brasília.
No Brasil, os Bancos de Leite Humano se mobilizaram pela mudança da data do “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” e programaram eventos em seus municípios e estados para divulgar na sociedade a importância da doação de leite humano.
 
 
Fonte: http://www.redeblh.fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário