quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Introdução de alimentos funcionais e orgânicos


 
Atualmente a preocupação dos consumidores em relação á alimentação mais saudável, favoreceu o mercado em relação ao desenvolvimento e produção de alimentos orgânicos ou mesmo funcionais.

Este fato pode ser observado através de estudo recente, o qual foi desenvolvido com o objetivo de analisar a introdução de alimentos orgânicos na produção de refeições em uma unidade escolar da Secretaria de Educação de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa ainda são necessários mais estudos sobre a gestão de produção de refeições em escolas e sobre a utilização de alimentos orgânicos.

Outra pesquisa foi desenvolvida para avaliar o efeito da adição do probiótico Lactobacillus paracasei e da fibra prebiótica inulina sobre o perfil de textura e as características sensoriais de queijo fresco cremoso. De acordo com os resultados, a adição de inulina ao queijo fresco cremoso produzido com a suplementação de uma cepa potencialmente probiótica de Lactobacillus paracasei resultou em um produto com características adequadas e com propriedades funcionais agregadas.

De acordo com os dados apresentados, percebe-se a necessidade de desenvolver mais estudos nesta área, ampliando as opções de alimentos saúdáveis entre os consumidores de forma geral, além da necessidade de introduzir esta prática em unidades de alimentação.

Fontes:
Elinete Eliete de Lima; Anete Araújo de Sousa. Alimentos orgânicos na produção de refeições escolares: limites e possibilidades em uma escola pública em Florianópolis. Rev.Nutr. vol.24 no.2 Campinas Mar./Apr. 2011

Flávia Carolina Alonso Buriti; Haíssa Roberta Cardarelli; Susana Marta Isay Saad. Textura instrumental e avaliação sensorial de queijo fresco cremoso simbiótico: implicações da adição de Lactobacillus paracasei e inulina. Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.44 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário