quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dieta vegetariana x capacidade antioxidante


 
As pessoas que seguem a dieta vegetariana não consomem qualquer tipo de carne, havendo ainda os que não consomem leite e derivados, assim como ovos. Os vegetarianos devem ter cuidado ao consumir os demais alimentos, para que não haja deficiências nutricionais.

Estudo recente foi desenvolvido com o objetivo de comparar a peroxidação lipídica e capacidade antioxidante em vegetarianos saudáveis ​​e não-vegetarianos. De acordo com os resultados, houve um aumento da peroxidação lipídica e baixa capacidade antioxidante em não-vegetarianos em comparação aos vegetarianos, sendo considerado que a dieta vegetariana fornece antioxidantes adequadamente, evitando efetivamente a geração de radicais livres.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar o impacto da restrição de carne, peixe e aves sobre o humor de onívoros. De acordo com os resultados, a restrição de carne, peixe e aves melhorou alguns domínios de curto prazo no estado de humor em onívoros na amostra avaliada.

Mais estudos devem ser desenvolvidos para verificar demais vantagens no seguimento da dieta vegetariana, sendo que esta deve ser feita com acompanhamento nutricional, garantindo o consumo alimentar adequado.

Fontes:

Somannavar MS; Kodliwadmath MV. Correlation between oxidative stress and antioxidant defence in South Indian urban vegetarians and non-vegetarians. Eur Rev Med Pharmacol Sci; 16(3): 351-4, 2012 Mar.

Beezhold BL; Johnston CS. Restriction of meat, fish, and poultry in omnivores improves mood: a pilot randomized controlled trial. Nutr J; 11: 9, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário