domingo, 23 de setembro de 2012

Consumo de frutas


 
O consumo de frutas é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, uma vez que são importantes fontes de vitaminas e minerais, contribuindo de diversas formas para a saúde.

Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de investigar a ingestão regular do suco de laranja vermelha sobre a pressão arterial, variáveis antropométricas e dietéticas de indivíduos adultos. De acordo com os resultados do estudo, o consumo regular do suco de laranja vermelha mostrou propriedade hipotensora, sugerindo atividade protetora cardiovascular em indivíduos adultos, sendo interessante incentivar o consumo de frutas cítricas, pois são exclusivas fontes dietéticas de flavanonas.

Outra pesquisa foi desenvolvida para avaliar a capacidade antioxidante de diversas frutas. De acordo com os resultados, as frutas podem ser apontadas como fontes de antioxidantes naturais, destacando-se a acerola, caju, mamão Formosa, mamão Havaí, goiaba, laranja pêra, e a pinha por terem apresentado uma potente capacidade antioxidante.

Os dados dos estudos evidenciam a importância do consumo de frutas para o melhor funcionamento do organismo. Deste modo, cabe aos profissionais da saúde, assim como nutricionistas e os órgãos públicos relacionados, incentivar o consumo de frutas entre a população.

Fontes:
Lima, Cláudia Gonçalves de; Basile, Lívia Gussoni; Silveira, Jacqueline Queiroz da; et al. Ingestão regular do suco de laranja vermelha reduz pressão arterial de adultos. J. Health Sci. Inst; 30(1): 59-63, jan.-mar. 2012.

Enayde de Almeida Melo; Maria Inês Sucupira Maciel; Vera Lúcia Arroxelas Galvão de Lima; et al. Capacidade antioxidante de frutas. Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.44 no.2 São Paulo Apr./June 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário