segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Segurança alimentar


 
A segurança alimentar contribui para o estabelecimento de normas que garantem melhor qualidade na produção de alimentos, sendo de extrema importância atualmente, uma vez que o número de refeições realizadas fora do lar vem aumentando.

De acordo com pesquisa recente, foi avaliado o desempenho microbiológico de um sistema de gestão de segurança alimentar em uma operação de serviços de alimentos, desde as matérias primas até os produtos finais. De acordo com os resultados, as atividades centrais de controle, como a higiene das mãos dos manipuladores e em relação às áreas de limpeza e desinfecção, especialmente nas áreas altamente contaminadas, foram consideradas pontos de atenção.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o impacto da formação em higiene alimentar sobre as atitudes dos manipuladores de alimentos sobre as boas práticas em relação à higiene das mãos. De acordo com os resultados, o treinamento de segurança de alimentos aumentou em conhecimentos e atitudes sobre melhores práticas de higiene das mãos, sendo que cursos de reciclagem e reforços em longo prazo podem ser benéficos para sustentar práticas de lavagem adequada das mãos.

Os dados dos estudos enfatizam a necessidade de treinamentos para manter a higiene adequada das mãos dos manipuladores de alimentos durante todo o processo de produção, garantindo assim melhora da qualidade do produto final a ser consumido.

Fontes:

Lahou E; Jacxsens L; Daelman J; et al. Microbiological performance of a food safety management system in a food service operation. J Food Prot; 75(4): 706-16, 2012 Apr.

Soon JM; Baines R; Seaman P. Meta-analysis of food safety training on hand hygiene knowledge and attitudes among food handlers. J Food Prot; 75(4): 793-804, 2012 Apr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário