segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hortaliças


 
As hortaliças são consideradas plantas herbáceas das quais uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural, podendo ser classificadas como verdura, legumes, raízes, tubérculos. Possui alto teor de micronutrientes e fibras, sendo de grande importância na alimentação.

Estudo recente avaliou os procedimentos de manipulação, visando o controle de perdas de β-caroteno e licopeno em couve e tomate preparados em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar. De acordo com os resultados, os procedimentos de manipulação: armazenamento por 24 h sob refrigeração (10°C), sanitização por 15 min e distribuição logo após o preparo, contribuíram para controlar as perdas de carotenóides nas hortaliças, pois sua retenção foi elevada, não sendo observada redução importante na taxa de retenção de licopeno.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o teor de luteina em algumas hortaliças comumente consumidas no estado de Minas Gerais (Brasil), visando fornecer dados para que a população possa conhecer as melhores fontes desse carotenóide. De acordo com os resultados, a couve, rúcula, agrião, mostarda, acelga, espinafre, azedinho e brócolis constituem fontes ricas em luteína.

Os dados dos estudos evidenciam hostaliças ricas em nutrintes e modos de conservar tais propriedades nutricionais após sua manipulação. Deste modo destaca-se a importância da escolha e preparo de hortaliças no consumo alimentar adequado.

Fontes:

Ceres Mattos Della Lucia; Flávia Milagres Campos; Gardênia Márcia Silva Campos Mata; et al. Controle de perdas de carotenóides em hortaliças preparadas em unidade de alimentação e nutrição hospitalar. Ciênc. saúde coletiva vol.13 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2008.

Nachtigall, Aline Manke; Stringheta, Paulo Cesar; Fidelis, Priscila Cardoso; et al. Determinação do teor de luteína em hortaliças/ Determination of lutein content in vegetables. Bol. Centro Pesqui. Process. Aliment; 25(2): 181-192, jul.-ago. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário