segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Consumo de chocolate e benefícios à saúde


 
O chocolate é o produto preparado com cacau obtido por processo tecnológico adequado e açúcar, podendo conter outras substâncias alimentícias em sua composição, gerando vários tipos de composições disponíveis no mercado.

O chocolate apresenta consumo elevado em todo o mundo, sendo inclusive objeto de estudo em relação aos seus possíveis benefícios á saúde. Este fato pode ser observado através de estudo recente, no qual foi observada a eficácia a longo prazo do consumo diário de chocolate escuro em uma população com síndrome metabólica em risco elevado de doença cardiovascular. De acordo com os resultados, o consumo diário de chocolate escuro poderia ser uma estratégia eficaz de prevenção de doença cardiovascular na população estudada.

Outro estudo foi desenvolvido para analisar a relação da ingestão de cacau em relação á pressão arterial central e periférica, rigidez arterial e espessura relacionada á carótida em indivíduos com algum fator de risco cardiovascular. De acordo com os resultados, o consumo de cacau não implica em melhoria nos valores de rigidez arterial.

Os dados dos estudos evidenciam possíveis relações entre o consumo de cacau e saúde. Alguns resultados indicam benefícios. Porém, o consumo de cacau deve ser orientado por profissional da área, devido ao seu alto valor calórico, devendo ser consumido com moderação para que haja benefícios de seu consumo.

Fontes:

Zomer E; Owen A; Magliano DJ; et al. The effectiveness and cost effectiveness of dark chocolate consumption as prevention therapy in people at high risk of cardiovascular disease: best case scenario analysis using a Markov model. BMJ; 344: e3657, 2012.

Recio-Rodríguez JI; Gómez-Marcos MA; Patino-Alonso MC; et al. Cocoa intake and arterial stiffness in subjects with cardiovascular risk factors. Nutr J; 11: 8, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário