terça-feira, 31 de julho de 2012

Síndrome metabólica



A síndrome metabólica ou plurimetabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes. Tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio.

Estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de conhecer melhor esta doença e seus fatores associados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores, além da prevenção no desenvolvimento de tal patologia. Este fato pode ser observado através de estudo recente, no qual foi investigado o impacto da redução do peso corporal na excreção urinária de albumina e na depuração da creatinina em indivíduos obesos com síndrome metabólica. De acordo com os resultados, a redução do peso corporal teve impacto positivo na hemodinâmica renal, reduzindo a excreção urinária de albumina e a hiperfiltração glomerular em indivíduos obesos com síndrome metabólica.

Outro estudo foi desenvolvido para avaliar a força de evidência dos benefícios de diferentes intervenções nutricionais na remissão da Síndrome metabólica (SM). De acordo com a revisão realizada, observou-se que os ensaios com dieta hipocalórica associada à prática de exercícios apresentaram valores mais elevados de eficácia, colaborando para ressaltar os aspectos globais da mudança do estilo de vida no tratamento da SM, onde a alimentação saudável e reduzida em calorias deve ser complementada com a prática de atividade física.

Deste modo a alimentação e hábitos de vida saúdáveis podem contribuir para a recuperação, minimizando os danos causados pela síndrome metabólica. Deste modo os portadores devem ser devidamente acompanhados e instruídos a ter uma alimentação adequada e prática regular de atividade, promovendo a perda de peso.

Fontes:

Danielle Guedes Andrade Ezequiel; Monica Barros Costa; Alfredo Chaoubah; et al. Efeito da perda de peso sobre a hemodinâmica renal em portadores da síndrome metabólica. Rev. Bras. Nefrol. vol.34 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2012.

Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão; Milena Miranda de Moraes; Giulia Xavier de Carvalho; et al. Intervenções nutricionais em Síndrome Metabólica: uma revisão sistemática. Arq. Bras. Cardiol. vol.97 no.3 São Paulo Sept. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário